NOSSA HISTÓRIA

No dia 24 de fevereiro de 1956, as Filhas de Maria Auxiliadora chegaram a Goiânia para fundar o Instituto Maria Auxiliadora, uma escola destinada à educação da juventude, sobretudo a mais carente. 

Residiram na Avenida Tocantins, nº 39, durante cerca de seis meses, numa casa de família, cedida pelos pais da irmã salesiana Lília Borges Cruvinel, iniciando o funcionamento com 21 alunas no Curso Elementar. 

No dia 07 de maio de 1957, o Instituto Maria Auxiliadora, ainda em construção, passou a funcionar no atual prédio.

Ali fora onde também se transferiu a primeira comunidade religiosa. Neste ano, a escola atendeu cerca de 270 alunas distribuídas nas 05 classes do Curso Elementar. Todas as regências de classe eram confiadas às Irmãs, Filhas de Maria Auxiliadora.

Atualmente o IMA atende crianças e adolescentes, sendo grande parte desses alunos filhos de ex-alunos ou indicados por eles. Esse gesto comprova a resposta aos anseios que marcam positivamente cada geração.

Dessa forma, o IMA tem oferecido à sociedade de Goiânia um jeito de ser e de viver que faz sentido para o ser humano, numa permanente busca que responda aos desafios do presente e ao projeto que Deus tem para toda a humanidade. 

Com quase 70 anos de atuação, o Instituto Maria Auxiliadora é reconhecido na região metropolitana como uma escola de tradição, que se destaca pelo ensino de qualidade e inovador, o desenvolvimento de competências e a formação de valores humanos.

NOSSA IDENTIDADE: 

O Instituto Maria Auxiliadora é uma instituição de ensino confessional católica, vinculada à Rede Salesiana Brasil de Escolas, um vasto movimento em favor da juventude, reconhecido nacional e internacionalmente por nossas práticas educativo-pastorais nos mais diversos âmbitos. Juntamente com os Salesianos de Dom Bosco (SDB) e inúmeros colaboradores e colaboradoras em todo o país, as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) são engajadas na propagação do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. 

NOSSOS VALORES

Nossa proposta nasce de uma visão humanista e cristã, em sintonia com o carisma da educação salesiana, sendo voltada para a formação integral da pessoa capaz de:

a)descobrir o sentido de sua vida num contexto mutável, flexível, de múltiplos significados;

b) descobrir o prazer de construir a própria identidade com liberdade e responsabilidade;

c) comprometer-se consigo mesmo e com os outros, mediante a vivência de uma cidadania ativa e responsável;

d) buscar a felicidade mediante o desenvolvimento de suas capacidades, a convivência e a interação solidária;

e) construir uma síntese entre vida, cultura, ciência e fé;

f) compreender todas essas tarefas como um caminho para o crescimento contínuo, a vida inteira”. (CISBRASIL e CIB, 2005).