Notícias

Estreia 2024

O sonho que vos faz sonhar

A tão esperada apresentação da Estreia do Reitor-Mor, com sua primeira projeção, ocorreu na tarde da quarta-feira, 27 de dezembro, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, em Roma. Centenas de Irmãs Salesianas, salesianos, membros da Família Salesiana e jovens estavam presentes para participar e valorizar este importante evento anual que está no coração de todos.

A Estreia 2024, a última do Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, que deixará o cargo no próximo ano, foi apresentada com um tema e um convite proféticos: "’O sonho que vos faz sonhar’. Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’" foi recebida com grande entusiasmo por milhares de participantes de diversas partes do mundo.

A noite começou com as palavras de apresentação da Ir. Leslye Sándigo, Conselheira Geral da Família Salesiana, e um canto de oração intitulado "Eu te darei uma mestra", dedicado a Maria, composto pela Maria Dina Bertotti. As palavras de boas-vindas de Maria Ausilia De Siena, FMA, Conselheira Geral para a Comunicação, conferiram o tom da noite, exortando todos a continuar a sonhar e a realizar o sonho de Deus em cada um. Em seguida, foi projetado o vídeo da Estreia 2024.  O vídeo da Estreia, cuidadosamente preparado pela IME Comunicação, destacou as várias situações em que os sonhos dos jovens são destruídos e escravizados, e a necessidade de agir para libertar e educar todos para realizar esse sonho de Deus para cada um e cada uma.

Confira o vídeo na íntegra, em língua portuguesa, clicando aqui.

Confira a Estreia 2024, em língua portuguesa, clicando aqui.

Após a projeção, o aguardado encontro com o Reitor-Mor com as entrevistadoras Marta Rossi, Salesiana Cooperadora, e Roberta Silvestri, professora, lançou as bases para uma maior interação.

O Reitor-Mor exortou todos a lerem a Estreia, a entenderem o simbolismo e a compreenderem o sonho de Dom Bosco e o seu sonho para os seus seguidores e jovens. Ele também lembrou que todos os Reitores-Mores abordaram o sonho e ofereceram muitas reflexões sobre ele. Dom Ángel Fernández Artime confessou ter tido muitos sonhos quando começou, há 10 anos, e disse estar feliz por oferecer agora, em sua última Estreia, o tema do sonho e trazer 12 propostas concretas para acompanhá-lo. 

 

Cardeal Ángel comentou que hoje deve-se encontrar os jovens, nos lugares onde eles estão, e viver concretamente esse sacramento da presença. Isso ajudará a despertar e dar vida a seus sonhos, caminhando com eles, criando relacionamentos autênticos e ajudando-os a descobrir os próprios sonhos.

 

Em resposta à pergunta sobre como responder aos jovens de hoje, que estão perdidos em meio a tantos desenvolvimentos tecnológicos e digitais, ele disse que muitos são apanhados pelas ondas da realidade efêmera. Ele pediu a todos que combatam essa cultura da fugacidade e ajudem os jovens a decidir e escolher o que realmente importa na vida. O simples clique, ou resposta instantânea, é muito enganador e não pode resolver tudo ou oferecer resultados duradouros.

Perguntado sobre qual seria a resposta salesiana aos jovens violentos e inquietos, o Reitor-Mor afirmou categoricamente que o Sistema Preventivo é a ferramenta mágica oferecida por Dom Bosco. É preciso comunicar esse entusiasmo, esse frescor de coração que pode inspirar, elevar e abrir caminhos mais profundos de diálogo. Muitos jovens de hoje se sentem órfãos e desacompanhados na realização de seus sonhos. Precisamos comunicar com frescor essa mansidão e autenticidade que os jovens distinguem claramente, e isso nos ajudaria a construir a civilização do amor e da paz. Esta seria a maior contribuição que as mais de 6.000 instituições da Família Salesiana em todo o mundo podem oferecer aos quatro a cinco milhões de jovens que frequentam nossas instituições.

 

Ao abordar o papel da mestra, como no Sonho de Nove Anos, o Reitor-Mor deixou claro que qualquer instituição ou vida salesiana sem Maria seria sem sentido, redundante e não teria nenhuma relevância. Esse é o patrimônio que Dom Bosco ofereceu a todos: Maria como guia e mestra, que nos acompanhará na jornada de nossas vidas.

 

Ele também expressou sua alegria e satisfação ao dizer que todas as instituições e iniciativas que se dedicam aos jovens mais pobres e vulneráveis em situações difíceis são as melhores para levar adiante o sonho de Dom Bosco. "Toda instituição que acolhe e valoriza os perdidos e os últimos será a mais bela presença salesiana no mundo", afirmou.

E concluiu dizendo que uma resposta entusiasmada e alegre pode ajudar os jovens a descobrir seus sonhos, ajudá-los a descobrir Deus em suas vidas e amadurecer o sonho de Deus para eles. Se cada membro da Família Salesiana transmitisse esse entusiasmo alegre, com radicalidade e honestidade, se veriam imensos benefícios para a missão salesiana. Muitos milagres e transformações seriam criados na vida dos jovens, deixando sobre eles um impacto eterno.

Depois desta comovente reflexão no palco, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola, agradeceu a todos pela presença e fez um agradecimento especial ao Reitor-Mor pelo dom da Estreia. Ela disse que esse sonho está muito próximo do caminho vocacional de todos e do coração da missão salesiana.

A noite se concluiu com um novo hino sobre o tema do sonho, composto para a ocasião pelo Pe. Maurizio Palazzo SDB. Neste momento importante da Família Salesiana estavam presentes a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola e suas conselheiras; o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildasio Mendes; o Superior da Visitadoria da UPS, Pe. José Aníbal Milhais Pinto Mendonça; as noviças FMA, centenas de freiras FMA, outros salesianos de Dom Bosco e representantes da Família Salesiana.

Confira a cerimônia de apresentação da Estreia 2024 na íntegra, em língua portuguesa, clicando aqui.

Fonte: Agenzia Info Salesian (ANS).